Trombone

Espaço dedicado aos relatos de participantes, textos e comentários pertinentes.

Manifestação a favor das Bicicletas

Escrevo de um balneáreo no extremo meridional do território conhecido como Brasil. Estamos na Praia do Cassino, cidade de Rio Grande, ponto turístico da região.
Habitante do lugar à mais de vinte anos, tenho covivido com a poluição, causada por carros e industria. Percebendo o relevo plano deste pampa, e a falta de eficiência do transporte coletivo faço uso da bicicleta afim de me deslocar entre a cidade e a praia, dentre outras viajens. Como é de conhecimento geral, a bicicleta é um veiculo não poluente, e seguro se respeitado.
Porém a duplicação da estrada que dá acesso a praia, a ERS 734, têm me deixado perplexa, a estrada é antiga, adentra uma aréa de banhado( campo alagadiço ) , além de areas residênciais, algumas desapropriações não estão confirmadas, e nececitam ser duplicadas algumas pontes. Assim como em outras obras urbanas ,a duplicação da ERS 734 é feita para os veículos auto motores e não há lugar para bicicletas ou pedestres. Em realidade não há nem acostamento em grande parte do trajeto desta estrada.
Desde o inicio das obras de duplicação desta estrada ocorreram muitas mortes de pedestres , ciclistas e animais, além do desmatamento da mata nativa. A população local se manifestou inumeras vezes afim de questionar e modificar o projeto da estrada tratanto com os “orgãos competentes”,sem sucessos. Os acidentes não param.
Nesta cidade as obras urbanas tem sido feitas visando interesses particulares, como foi demonstrado no ano passado quando a prefeitura aplicou o projeto “Rio Grande Integrado”, modificando o sentido de diversas vias públicas e asfaltando ou calçando ruas do centro e dos bairros, justamente nos trajetos dos ônibus. A dita integração das linhas de ônibus trouxe muitos transtornos, pois algumas linhas foram extintas . A população se manisfestou novamente, sem sucessos.
A empresa que presta o trasporte coletivo é uma monopolista representante de um grupo multi nacional, e tendo aliança com a familia que detêm a prefeitura a mais de quinze anos oferece péssimos serviços: ônibus lotados, mal atendimento por parte dos funcinários , e aumentos significativos do valor da passagem a cada ano.

Tendo em vista que qualquer tentativa de acordo com a prefeitura tem resultado em fracasso, fizemos uma mobilização pública a favor das bicicletas.
Foi como uma intervenção artistica: neste sábado 12 de fevereiro eramos cerca de 20 pessoas pedalando e entragando informativos impressos pela avenida principal do balneáreo , ocupamos o espaço dos carros . Fizemos isso pensando que se as pessoas que conduzem veículos auto motivos respeitassem as pessoas que se deslocam de bicicleta o risco de morte na estrada seria bem menor.
Infelizmente não recebemos a compreensão que esperávamos. A maioria das pessoas parecia entender e apoiar a nossa manifestação e tivemos apoio de mais ciclistas que acompanharam no trajeto porém o descontentamento de alguns veranistas de carro resultou na repressão da polícia.
Particulamente, jamais me passou pela cabeça que passariamos por situação tão complicada com a polícia e com um motorista, afinal era um sabádo à tarde na praia, e é comum usar bicicletas em dias assim .No fim do trajeto da manifestação foi o pior momento, onde recebemos até voz de prisão , a qual não foi efetivada devido ao fato de nenhuma das pessoas terem antecedentes criminais , e em verdade não estavamos cometento nenhum crime, apesar da acusação de “desturbio da ordem”. Felizmente resistimos a voz de prisão, questionamos a acusação. Depois da abordagem fomos “liberados”, com advertência .
Faço deste registro uma chamada para as pessoas organizadas em manisfestações similares ,ou que agem individualmente , ou até aquelas que só tem a idéia : Precisamos de força, de trocar idéias e experiências.

Abraço,

Juliana (moviciclo [at] gmail.com)

Uma resposta para Trombone

  1. Pingback: Seja bem vind@!!! | Massa Crítica – Rio Grande

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s